O que é Economia Circular?
Abrange também o design e o uso de materiais reciclados.
Essa é a filosofia da ELC - defender a economia circular e sustentável.
A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo-se ao processo produtivo linear que com seus conceitos ‘extrair, transformar, descartar’ está alcançando seus limites físicos. No processo circular os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.
A economia circular apresenta uma modificação em toda a maneira de consumir, desde o visual dos produtos até nossa ligação com as matérias-primas e resíduos
A Economia Circular é a essência que repensa os costumes econômicos que almeja manter produtos, componentes e materiais em circulação tirando proveito do máximo de valor e utilidade entre etapas técnicas e biológicas.
Para enxergarmos melhor a proposta da Economia Circular, basta perceber que ela se influência nos conceitos cíclicos da natureza onde todos os materiais como plantas, água ou alimentos são completamente reaproveitados pelo meio ambiente. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.
O que é resíduo? O que é reciclagem?
Resíduo
Resíduo é qualquer coisa para a qual o gerador ou detentor não tem mais uso e que é descartado ou é liberado para o meio ambiente.
Reciclagem
Reprocessamento de um material usado em um novo produto, excluindo a recuperação de energia e o uso do produto como combustível.
Todo material para o qual não temos um processo de reciclagem acaba se tornando um resíduo.
A Economia Circular
Definição
O conceito da Economia Circular vai além da concepção dos três “R”s – reduzir, reutilizar e reciclar, isso porque ela junta, pelo menos na teoria, o modelo sustentável com o movimento tecnológico e comercial do mundo atual.
É um sistema regenerativo em que entrada de recursos e resíduos, emissão e vazamento de energia são minimizados diminuindo a velocidade, fechando e estreitando ciclos de material e energia.
O projeto de economia circular inclui também a criação de sistemas de reparo, reuso e remanufatura, além de uma reciclagem efetiva, em que matérias-primas mantém ou mesmo aumentam seu valor.
Os diferentes ciclos de reciclagem
Ciclo fechado
Caracterizam-se pelo retorno de um determinado produto, sendo que do mesmo é extraído o material constituinte de forma seletiva para a fabricação de outro produto similar ao original.
Ciclo aberto
Tem como principal característica o retorno de materiais como metais, plásticos, vidros, papéis, embalagens e outros à cadeia de produção na forma de matéria-prima.
Subciclagem
É o processo de recuperação de um material para reuso em um produto com menor valor, ou seja, a integridade do material é de certa forma comprometida com o processo de recuperação.
Marcos para a economia circular